Conselho de Coordenação

Conselho de coordenação é composta por 11 (onze) pessoas eleitas pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) para um mandato de dois anos, sendo permitida somente uma reeleição na mesma função (coordenação geral; coordenação adjunta; coordenação financeira; coordenação administrativa; coordenação técnica; coordenação jurídica; coordenação de patrimônio; coordenação de captação de recursos; coordenação de comunicação; coordenação de planejamento e coordenação de relações com a comunidade).


Conselho fiscal é formado por três membros/membras titulares e três membros/membras suplentes eleitas/eleitos na mesma AGO que votou o Conselho de Coordenação, com mandato de dois anos, sendo permitida somente uma reeleição na mesma função.

 

Coordenação geral

Promover os princípios da Cidadania, zelar pelo cumprimento do estatuto e responder legalmente pela gestão da entidade em conjunto com a coordenação financeira.  Deve analisar e atualizar as informações pertinentes a Instituição junto aos demais coordenadores e seus associados. 

Marise Teixeira Cabral

Coordenadora Geral da Consciência pela Cidadania – CONCIDADANIA.  Formada em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Santos com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.  Ampla experiência na área da educação ambiental, cultura e lazer, atuando na coordenação de equipes de educadores multidisciplinares, nos programas socioeducativos voltados a crianças e adolescentes e nos programas esportivos do Sesc de Santos, de 1981 a 2016. Atualmente é voluntária na Equipe de apoio e criação da Câmara Jovem de Santos. Participante da equipe de organização da Semana Mundial do Brincar em Santos.

Coordenação adjunta

Assessorar a coordenação geral, substituindo-a em caso de impedimento. Analisa e verifica a pertinência das determinações sugeridas no conjunto de coordenadores. 

Douglas Predo Mateus

Coordenador Jurídico da Concidadania na gestão de jan/2021 a dez/2022.  Doutor (2017), Mestre (2008), Especialista (2003) e graduado (1996) em Direito pela Universidade Católica de Santos. Possui graduação em Administração de Empresas pela mesma Instituição (1991).    Atualmente é Procurador Legislativo na Câmara Municipal de Cubatão, desde 2011, Coordenador da Escola do Legislativo e da Democracia da Câmara de Cubatão e professor universitário. Atuou na Secretaria da Educação de Santos entre 1993 e 2011.

Coordenação financeira

Administrar os recursos financeiros das mensalidades dos/das associados/as, doações e projetos, realizar campanha de arrecadação, quando necessário, além de prestar contas dos valores recebidos e pagamentos realizados pela entidade. Atuar em sintonia com a coordenação técnica e de captação de recursos.

Ubaldo de Andrade Júnior

Conselheiro Fiscal Suplente da Concidadania; Membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), Núcleo Baixada Santista; Membro da Ordem Franciscana Secular, Santo Antônio do Embaré; Colaborador do Vicariato Social da Diocese de Santos; Colaborador da ONG Composta & Cultiva; Consumidor Consciente do Livres Coop; Colaborador da ONG Flor do México, México 70, São Vicente-SP; Colaborador da Ocupação Bela Vista, Vila Progresso, Santos-SP; Colaborador do Instituto Sócio Ambiental Cultural – Vila dos Pescadores (ISAC VP), Vila dos Pescadores, Cubatão-SP; Engenheiro Industrial Elétrico, com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Ambiental na Indústria (Unisantos), aposentado.

Coordenação administrativa

Organizar e viabilizar o funcionamento da entidade, convocar, assembleias e reuniões, garantindo o registro formal dos eventos, assim como zelando pela sua documentação, podendo substituir a coordenação financeira em caso de impedimento.

Valderes Dos Santos Morales

Mulher Cisgênero, aposentada, Pedagoga de Formação pela Pontifícia Universidade Católica – SP. Professora Concursada na rede municipal de ensino de São Paulo, durante 3 anos, atuando junto ao EJA (Educação de Jovens Adultos). Área comercial bancária durante 35 anos, sendo 26 anos no Banespa, nas áreas administrativas: gestão de serviços e suporte, Departamentos de Expedição, Transporte, Limpeza, Jardinagem, Locações, Alimentação e Patrimônio.    Atuações Voluntárias: CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, durante 6 Anos, na empresa Santander Brasil; Conselho Fiscal, no meu condomínio (Condomínio e Edifício Colonna) por 5 Anos; Subsíndica atualmente.   Coordenadora E Facilitadora, na Instituição Unifesp Santos – Programa Teko Porã,  área de Psicologia – Atuando na CNV (Comunicação não Violenta); Facilitadora na Rede Espere Brasil – Curso De Justiça Restaurativa e do Perdão; Facilitadora no grupo de leitura na Unifesp Santos; na Comunidade de Práticas de Escuta Empática; Via Internet; Voluntária Do CVV– Centro De Valorização da Vida; Horta Estação Cidadania.

Coordenação técnica

Assessorar a coordenação geral na defesa da Cidadania, articular com a sociedade civil sobre as pautas da entidade propondo atividades em parceria. Atuar em sintonia com a coordenação financeira e de captação de recursos. Analisa a estrutura técnica dos projetos com objetivo de prever os riscos potenciais nas ações propostas. 

Marly Carvalho de Soares Santos

 Mestre em Serviço Social (PUC-SP, 1992); graduada em Serviço Social (Unisantos,1978).

 Assistente Social (1978-2003). Última experiência na Prefeitura de Santos (1989-2003), atuando nas áreas da Saúde e da Assistência Social. Professora no Curso de Serviço Social (Unisantos:1983-2013). Formação continuada à profissionais na área da Assistência Social (1999-2013). Militância nos Conselhos Municipais de: Assistência Social (1994-2003), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (2014-2015); do Idoso (2022). Filiação à OSC Concidadania, desde 2004: na Coordenação Técnica (2015), no Conselho Fiscal (suplente 2017 – 2020; titular 2021-2022). Representante do Fórum da Cidadania de Santos no Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos, desde 2021.

Coordenação jurídica

Analisar a documentação e solicitações e assessorar a coordenação geral da Entidade. Verifica os contratos e orienta a execução das operações dentro das normas legais na defesa dos direitos das pessoas/profissionais envolvidos e relacionados a Entidade. 

Shirley Sanchez Tomé

Advogada e procuradora do Estado de São Paulo aposentada. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Direito do Estado pela mesma Universidade. Atuação como estagiária em projeto jurídico-social pela PUC-SP, atual Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”. Experiência profissional na área do direito público. Conselheira eleita para o Conselho da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo no biênio 2002-2004. Secretária Geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo no período de 2010-2013. Membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo no período de 2019-2020. Membro atual da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SP, Subseção de Santos. Ministrou cursos de capacitação de servidores em licitação e contratação pública na extinta FUNDAP e na Escola de Governo do Estado de São Paulo – EGESP. Mediadora formada pela Escola Paulista da Magistratura – EPM – e cadastrada no Conselho Nacional da Justiça – CNJ e no Tribunal de Justiça de São Paulo, com atuação no CEJUSC do Fórum do Jabaquara. Facilitadora e participante de grupos de prática de Comunicação não Violenta no Projeto de Extensão Universitária “Teko Porã: Direito Humanos e Práticas de Paz, com enfoque na Comunicação não Violenta”, pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Campus de Santos. Especializada em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT – em parceria com a Faculdade Vicentina de Curitiba – FAVI, no Estado do Paraná. Associada da Concidadania/Estação da Cidadania de Santos desde 2022. 

Coordenação de Patrimônio

Registra, classifica, identifica os bens mobiliários permanentes, equipamentos tecnológicos e instalações. É responsável também por verificar e orientar a forma como os bens são utilizados, além de cuidar da manutenção e conservação dos bens registrados.

Marco Antonio Francisco,

Consultor em Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Assuntos Empresariais e Desenvolvimento de Negócios, Criador Do Método De Consultoria Prosperidade Sistêmica.

Formações: Direito – Universidades Franciscanas – Bragança Paulista, Pós-Graduação em Administração de Empresas – Análise de Sistemas – FECAP, Pós-Graduação em 3º Setor – Escola do 3º Setor, Experiências: desde 1986 – Atuando como Assessor/Consultor nas áreas de Transformação Organizacional e Estratégia de Negócios, Desenvolvimento, Implantação de Sistemas. Com experiência em projetos nos setores de indústria, serviços e comércio. Desenvolvimento Humano – Apoiando as pessoas nos seus Projetos de Prosperidade; Gestão Administrativa -Privada, Pública e Terceiro Setor; Privada – Assessoria Jurídica, Recursos Humanos, Montagem Equipes de Trabalho, Administração Departamento de Pessoal, Desenvolvimento de Sistemas Administrativos; Pública – Gerenciamento de Contratos, Equipes; Licitações; Captação de Recursos; Representações em Conselhos Municipais; Gestão e o Acompanhamento no Desenvolvimento, Execução de Projetos Arquitetônicos, de Automação e Controle de Acessos aos Equipamentos Públicos de Turismo, Controle Financeiro do Sistema de Arrecadação, Linha Turística de Ônibus, Linha Turística do Bonde, Sinalização Turística. 3º Setor – Coordenador Administrativo na ONG CONCIDADANIA – Estação da Cidadania – (Trabalho voluntário). Ações para o Desenvolvimento de Políticas Públicas.

Coordenação de captação de recursos

Manter contato com as organizações públicas, privadas e do terceiro setor viabilizando doações, patrocínios, parcerias financeiras e projetos desenvolvidos pela entidade. Atuar em sintonia com a coordenação financeira e técnica.

Márcia Trindade Jovito

Voluntária, Responsável Técnica e Coordenadora de Captação de Recursos da OSC Concidadania – Consciência para a Cidadania/ Fórum da Cidadania de Santos (Desde 2021).   Bióloga, Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências; Mestrado em Ciências – Área de Oceanografia pela Universidade de São Paulo -USP (1998); MBA em Gestão Ambiental Costeira e Portuária pela Universidade Católica de Santos (2004) – Pós Graduada em Gestão Ambiental – Faculdade de Saúde Pública – USP (2002); Pós-Graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto de Estudos Avançados – USP (2002); Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo (1986). Gestora, Educadora e Consultora Ambiental Autônoma (Atualmente); Professora do Centro de Excelência Portuária de Santos-CENEP (Desde 2021); Professora do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – UNISANTA (Desde 2018); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Animal de São Vicente (2021); Assessora da Presidência da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP/SPA (2019); Superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da CODESP ( 2015 – 2016); Gerente de Controle Ambiental da Companhia Docas do Estado de São Paulo- CODESP (2010- 2015 e 2017); Diretora do Centro de Diagnóstico Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo – Coordenadoria de Planejamento Ambiental da CPLA (2008 – 2010); Consultora pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento – PNUD/ONU – IBAMA-SP (2003 – 2006). Elaboração e ministério de disciplinas do Curso de Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Bandeirantes (2007-2010). Educadora e Gestora Ambiental do Parque Ciência e Tecnologia da USP (2006-2007). Ministério e desenvolvimento de Projetos Educacionais em escolas particulares em Ensino Fundamental e Médio (1998-2003). Técnica de Laboratório Especializada em Biologia no Instituto de Oceanografia- USP (1987-1995).

Coordenação de comunicação

Manter contatos com os profissionais de comunicação locais e regionais para promover as pautas da entidade; estruturar a comunicação da entidade; discutir política de comunicação social considerando a democratização das mídias e o direito à comunicação. Organiza a comunicação entre os públicos internos e externos tendo como parâmetro o regimento interno da Instituição.

Fabiana Elias de Mesquita

Doutoranda em antropologia pelo Asian Social Institute e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; psicanalista, jornalista e comunicadora social, pós-graduada em Meio Ambiente e especialista em comunicação não violenta, educomunicação e Direitos Humanos.  Atuou no poder público, terceiro setor, em empresas e organismos internacionais, como o Centre for disease control e diversas agências da ONU como UNICEF, Unesco, UNAIDS e UNFPA, em diversos países como Vietnam, Indonésia, Filipinas, Myanmar e Suíça.  Bailarina, escritora e poetisa premiada internacionalmente, considerada uma das 200 mulheres mais inspiradoras do mundo em 2016 pela organização feminista Think Olga por seu trabalho junto à jovens. De ascendência indígena e em retomada étnica dedica-se ao estudo da espiritualidade, das medicinas da floresta e é instrutora de meditação Metta.

Coordenação de Planejamento

Estruturar planejamento de curto, médio e longo prazos para atuação na região.  Analisa a viabilidade, pontos positivos e negativos, identifica o público potencial beneficiário do plano de trabalho e sua adequação ao Estatuto da Instituição.  

Marcos Pellegrini Bandini

Mestre em Geociências, área de concentração análise ambiental, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP (1992); Geólogo pela UNESP, campus de Rio Claro-SP (1984). Funcionário público aposentado pela Prefeitura Municipal de Santos, onde atuou como geólogo no Departamento de Proteção e Defesa Civil, entre 2010 e 2021. Atuou no Ministério do Meio Ambiente, ocupando o cargo de Gerente de Ambiente Urbano, na Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (2007- 2010), na mesma época integrou o Conselho Nacional das Cidades. Trabalhou como geólogo na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (1985 a 1995), na Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires (1997-2003), no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, como assessor da presidência (2004-2005); atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (2005 a 2006). Membro do Subcomitê de Recursos Hídricos da Billings e do Comitê do Alto Tietê (período 1997 a 2004). Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santos (2010 a 2022). Membro da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia desde 1983.

Coordenação de relações com a comunidade

Estabelecer contatos com órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, movimentos sociais e ONGs. Faz a ponte entre públicos internos e externos. Trabalha em conjunto com o coordenador de planejamento.

Jeffer Castelo Branco

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – 2019-2022); Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Análise Ambiental Integrada da Unifesp (2014-2016); Graduado em Serviço Social pela Unifesp (2010-2013); Técnico em Meio Ambiente – CRQ no 04404526/CFQ, no 025545 – (2003); Especialização em Avaliação de Riscos à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos (MS/UFRJ- 2006); Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental da Unifesp (2010-2020). Assistente Social CRESS no 51.261 SP; Técnico em operações industriais na síntese de solventes clorados e incineração de resíduos perigosos (1983-1993); Diretor da Associação de Combate aos Poluentes (1994-2020), Membro do núcleo de saúde socioambiental; Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA (2001/2002); Membro da Comissão Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais no Ministério do Meio Ambiente (P2R2/MMA, 2005); Membro da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ/MMA, 2006/2007); Membro do Comitê Gestor de Produção Mais Limpa (CGP+L/MMA, 2007); Assessor Técnico na Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (2010-2015); Diretor da Associação de Saúde Socioambiental (ASSA) 2013- 2022); Coordenador da Aliança Mundial para a Odontologia Livre de Mercúrio no Brasil (2021-2022).

 

Conselho Fiscal:

Titulares:

Lenimar Gonçalves Rios, Graduada em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Católica de Santos (1976). Mestra em Direito Ambiental e Sustentabilidade – Faculdade de Direito da UNISANTOS (2019). Trabalhou empresas privadas e órgãos públicos na área de planejamento urbano-regional (1976 a 1988). Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Município de Santos (1989-1992). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS de 1994 a 2022.  Pesquisadora do Observatório Socioespacial da Baixada Santista -UNISANTOS de 2018 a 2022. Integrante do Br Cidades RMBS desde 2019. Coordenadora Técnica do Fórum da Cidadania desde fevereiro de 2021 até 2022.

André Staudemayer, brasileiro, servidor público, aceito o convite para participar da chapa proposta para integrar, por mais um mandato, o Conselho Fiscal da associação Consciência pela Cidadania (Concidadania).

Leila Maria Goncalves, aposentada, formada pela Faculdade de Serviço Social de Santos, em 1975; Aperfeiçoamento em Dinâmica Familiar – PUC SP, em 1976, Faculdade de Educação Física de Santos, formada em 1980.

Experiências profissionais: CAMPSV- assistente social de 1976 a 1980, em 1986 e de 2010 a 2015; Prefeitura Municipal de Santos de 1989 a 1996(SEDUC, GABINETE, OUVIDORIA); SASKIA (Gerente)de 1997 a 2007; Coordenadora do NACE – Bertioga em 2009. Fui Membro do CMDCA de São Vicente – de 2010 a 2014, do CMAS em 2013 e 2014.

 

Suplentes:

Marina Campos Nori Rodrigues, pedagoga, Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG – 2019-2021); Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Santos (UniSantos – 2006-2007) ; Graduada em Pedagogia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp 2002 – 2005); Pesquisadora da Rede de Pesquisa UniRede sobre qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina; Membro do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq); Pedagoga Centro de Referência em Educação a Distância e Formação em Rede (Cerfor) do IF Goiano.

Edmir Santos Nascimento, aposentado do Porto de Santos; Eleito vice-presidente do CARITAS/Diocese de Santos; Presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santos, mandato 2021/2023; Coordenador da Pastoral do Menor de Santos; Diretor da OSC Leda Mascarenhas; Membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santos; desde 2005 até o presente Conselheiro de Direito; exercendo dois mandatos consecutivos no CONDECA – Conselho Estadual os Direitos da Criança e Adolescente; de 1999/2006 – dois mandatos de Conselheiro Tutelar na Zona Noroeste de Santos; desde 1998 participa ativamente do Fórum da Cidadania de Santos.

Roberto de Assis Tavares de Almeida, pós graduação em Arquivologia e Gestão Documental pela UNIP. Graduação em História pela Unisantos. Participou como professor de História nas redes públicas e privadas de ensino do Estado de São Paulo e como Historiador na Fundação Arquivo e Memória de Santos. Foi Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Santos, Gestão David Capistrano. Atualmente atua na organização do Centro de Documentação e Memória do Trabalhador/ Baixada Santista.

 

 

 

Assine para receber nosso boletim

Contatos

Avenida Ana Costa, 340 – Santos / SP

(13) 3221-2034

contato@forumdacidadania.org.br