.
Tamara Caetano
.
Além de literatura e música, a primeira etapa da 14ª Festa do Livro, promovida pela OSC Concidadania e realizada entre os dias 07 e 09 de agosto, presenteou o público com uma bela exposição de artes visuais, instalada no hall de entrada da Estação da Cidadania de Santos. A mostra reúne obras inspiradas no trabalho do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, falecido este ano, e pode ser apreciada por todos os visitantes da OSC Concidadania.
.
Entre os destaques está a obra “Territórios do Olhar”, da professora e artista plástica Chriscka, selecionada para compor a exposição. Inspirada em uma fotografia de Salgado, a criação reflete sobre o impacto do avanço do progresso no meio ambiente. Chriscka explica seu processo criativo:
.
“Sebastião Salgado trabalha muito com a natureza e os povos originários. Vi a tartaruga de Galápagos e os elefantes-marinhos e decidi uni-los. Também usei o poema ‘No Meio do Caminho’, de Carlos Drummond de Andrade. Criei a tartaruga como portadora da vida ancestral, carregando toda a natureza”, conta a artista.
.
A tela de Chriscka é uma das várias obras que ainda podem ser conferidas na OSC Concidadania. Outra artista com trabalhos em exposição é a santista Érica Gropp, cuja principal inspiração é a cidade de Santos. Érica foi convidada a estilizar as estantes da biblioteca da OSC Concidadania, aceitando o desafio com entusiasmo. Seus famosos guardassóis agora decoram as laterais das estantes de livros.
.
A obra de Érica teve como inspiração uma foto da linha da máquina, localizada na sala da secretaria da OSC Concidadania, e suas próprias lembranças da estação ainda em funcionamento. A artista recorda o trem passando pelo local, com destino à cidade de Pedro de Toledo.
.
Para confeccionar sua obra, Érica utilizou colagem de papéis e um material que imita o cascalho ferroviário — as pedrinhas colocadas próximas aos trilhos para mantê-los estáveis. “O trabalho é muito simples comparado com a complexidade de outros trabalhos que eu tenho, mas foi gostoso porque é um desafio e eu adoro um desafio. Eu pensava: como vou por meus guardassóis com livro, com poema nas laterais da estante? É uma responsabilidade. Quando eu estava fazendo foi uma delícia”, Érica conta enquanto faz uma breve análise de sua obra.
.
Um dos diferenciais desta 14ª Festa do Livro é justamente a variedade de atrações além das leituras em si, permitindo que o público tenha experiências culturais diversas, que vão da música à arte visual, tornando o evento ainda mais rico e envolvente.
.
.