Biblioteca Vila dos Criadores na 12ª Conferência da Pessoa Idosa

c5

Biblioteca Comunitária Vila dos Criadores marca presença na 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Tamara Caetano

 c5A Biblioteca Comunitária Vila dos Criadores terá participação ativa na 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para o dia 27 de maio. Os alunos da Biblioteca estiveram presentes na Pré-Conferência, realizada no dia 09 de abril, no bairro da Caneleira. Representando o projeto, Arlene Maria dos Santos, de 65 anos, foi eleita uma das delegadas na plenária.

Aluna das oficinas de Artesanato e Prosa, Alfabetização e Leitura, e Bordado, Arlene se destaca pelo engajamento nas atividades da Biblioteca, sempre contribuindo positivamente nas ações do projeto realizado pela Estação da Cidadania de Santos.

Participando pela primeira vez de uma conferência, ela está confiante quanto à atuação como delegada. “Sinto um pouco ansiosa, mas confio que vai dar certo. Tem muita coisa que dá para melhorar aqui no bairro, que vai facilitar a vida dos idosos. A gente gosta de se sentir respeitado”, afirma Arlene.

Na abertura da Pré-Conferência realizada no bairro da Caneleira, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santos, Rubens Rolla Filho e a conselheira Marly Carvalho salientaram a necessidade de que as políticas públicas voltadas à população idosa sejam debatidas por todos e ganhem mais espaços na sociedade. Após a fala, foi organizada uma dinâmica dividindo-se o público presente em cinco grupos, conforme os eixos temáticos propostos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 – Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

c2Os grupos debateram, entre si, sobre as pautas propostas e depois cada grupo elegeu um relator como porta voz. Em seguida, foi iniciada a eleição de delegados, Arlene foi uma das eleitas. Além dela, os educadores Welington Liberato e Ofélia Garcia, que ministram oficinas na Biblioteca Comunitária Vila dos Criadores, também foram eleitos. O engajamento de uma aluna e dois educadores do projeto reforça o compromisso com a cidadania, a inclusão e a valorização da pessoa idosa em todas as esferas sociais.

A 12º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santos traz como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade. Direitos e Participação”. A realização será na UNIP (Av. Francisco Manoel s/ n° – Vila Matias – Santos), das 08h30 até 17h30.

 

.

C 1    c3   f155974f-dc62-4abc-b1f6-826432670494  

Contatos

Avenida Ana Costa, 340 – Santos / SP

(13) 3221-2034

contato@concidadania.org.br