III Encontro do Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos
TEMA: Falas da Velhice
“O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida” (OPAS/OMS)
Em 04 de dezembro de 2024, das 14 às 18h, na Associação dos Advogados em Santos – OAB /Santos – Rua Tolentino Filgueiras 162 será realizado o III Encontro do Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos.
O lançamento desse Movimento Social se deu em 30 de setembro de 2022 onde pessoas de todas as idades se reuniram para constituir um grupo de reflexão com o objetivo de trazer a Temática do Envelhecimento como uma pauta qualificada no cotidiano da cidade. O aspecto central desse primeiro Encontro foi o documento “A Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030” pautado pela OPAS/OMS. Patrícia Morsch, representando a OPAS e a professora da Unifesp, Rosiran Carvalho de Freitas Montenegro discutiram aspectos centrais desse documento e a importância do Cuidar, respectivamente, e seus efeitos na garantia dos Direitos da Pessoa Idosa na cidade e no país.
O II Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos aconteceu no dia 29 de setembro de 2023, como parte da Jornada da Pessoa Idosa: envelhecimento e cuidado na Longevidade, organizada pela COPPI – Coordenadoria de Política da Pessoa Idosa – que compõe a SEMulher – Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. A discussão central foi a Política do Cuidar, discutida pela Professora Emanuela Mattos, da Unifesp e pela especialista em envelhecimento da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Elaine Moura.
Este ano de 2024 será realizado o III Encontro do Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos no dia 04 de dezembro onde o Tema será: Falas da Velhice. O objetivo é trazer a velhice dita por quem está vivendo esse período do desenvolvimento humano. “O que é a velhice?; Quem tem que cuidar da velhice?”, são as questões que orientarão as reflexões conduzidas pela professora da Unifesp Rosiran Carvalho de Freitas Montenegro em uma Roda de Conversa.
Estamos vivendo há alguns anos o processo de construção de um novo conceito de velhice em nosso país. Mulheres e homens têm vivido mais e têm transformado a velhice. Hoje é comum encontrarmos pessoas idosas participando ativamente de várias atividades nas diferentes áreas da vida de uma cidade. Isso tem trazido grandes desafios, pois ainda vivemos momentos de invisibilidade desse segmento da população que clama por ser vista e ouvida de forma a viver esse momento com mais digna e respeito.
Este Fórum tem esse papel de trazer a Velhice na pauta da cidade, não como um peso social, mas como uma possibilidade de melhores condições de vida para toda a sociedade, pois um país que valoriza a velhice dá esperança de novos horizontes para toda a comunidade. Jovens sentem que viver vale a pena porque a velhice o espera como um lugar de novas conquistas.