Ler [também] é minha praia

“Ler [também] é minha praia”: Estação Cidadania dá início à Festa do Livro 2025

.

Tamara Caetano

.

A Estação Cidadania deu início, na noite da última quinta-feira (07), à Festa do Livro, evento que reúne escritores, artistas, educadores e a comunidade para celebrar a leitura, o livro, a biblioteca, promovendo a inclusão por meio da literatura. A abertura contou com a presença de autores convidados, artistas, autoridades e do público em geral, além de apresentações musicais que marcaram o início de uma programação diversificada, que segue até sábado, com atividades para todas as idades.

.

A cerimônia de abertura da 14ª Festa do Livro, realizada na Estação Cidadania, começou com as palavras de acolhimento da coordenadora da OSC Concidadania, Marly Carvalho. Com o tema “Ler [também] é minha praia”, o evento já se consolidou no calendário cultural da cidade. “A gente tem um público que, de certa forma, já visitou nos anos anteriores e outras pessoas novas. Mas tem essa agenda da Festa do Livro todo ano e, agora, a gente referenciou em agosto. É algo esperado, que as pessoas vêm prestigiar”, destacou.

.

Sobre o diferencial desta edição, Marly ressaltou a importância de combinar diferentes linguagens para atrair e envolver o público. “Essa questão de misturar literatura com música é muito boa, é importante, porque não fica aquela coisa só do letramento. Tem a literatura, que é importante, e tem um momento festivo e agradável, que aproxima várias pessoas.”

.

A primeira atração da noite foi o Coral Lótus Tulipa Vermelha, sob a regência da maestrina Claudia Rodrigues, que encantou o público com interpretações de sucessos como Carinhoso, de Pixinguinha, e Eu Sei que Vou Te Amar, de Tom Jobim. Após a despedida do coral, sob aplausos calorosos, o músico Luiz Cláudio Santos subiu ao palco para animar os presentes com composições autorais que marcaram o início de sua trajetória musical, além de clássicos da MPB, como Queixa, de Caetano Veloso, e Cotidiano, de Chico Buarque.

.

Embora esta seja a 14ª edição, este é o décimo ano da Festa do Livro. Em 2021, o vereador Chico Nogueira, que também marcou presença na cerimônia de abertura de 2025, propôs a inclusão do evento no calendário oficial da cidade. Ele ressalta a importância da festa para escritores e artistas locais. “Esse é o décimo ano da Festa do Livro, toda essa alegria, toda essa festividade demonstra o que, a cada ano, ela traz pra nossa cidade. Sem contar as oportunidades que se abrem aos novos escritores, novos talentos que revelam conteúdos literários que estavam guardados. É a oportunidade para que as pessoas apareçam, mostrem e divulguem seu trabalho.”

.

A 14ª Festa do Livro segue até este sábado, oferecendo uma vasta programação. O evento é uma oportunidade única para fortalecer a cultura local, incentivar a leitura e aproximar escritores, artistas e a comunidade em um ambiente de celebração e troca.

.

.

Contatos

Avenida Ana Costa, 340 – Santos / SP

(13) 3221-2034

contato@concidadania.org.br